Criar um Blog

sexta-feira, 23 de março de 2012

O JEITINHO BRASILEIRO

( * ) Texto produzido para servir como base de leitura, reflexão e debate. Bem como de pretexto para  análise das classes gramaticais substantivo e adjetivo




A cultura do jeitinho brasileiro é algo que está arraigado em nossa sociedade.  Ser honesto  no Brasil é o mesmo que ser ingênuo, bobo.  Essa cultura é reproduzida em quase todos os níveis de interação social. A prática do jeitinho ocorre quando a balança do açougueiro pesa um quilo faltando cem gramas;  quando o caixa não devolve as moedinhas de troco ou quando um político recebe uma caixinha para aprovar projetos danosos à sociedade.
O pior é que, justamente nas instituições que deveriam combater esse estado de coisas, como o Poder Legislativo e o Judiciário, é onde mais encontramos essa prática. Isso tem gerado máximas como aquela de que, no Brasil  a justiça alem de cega, é surda e muda também.   Subtendendo-se que o maior incentivador do jeitinho brasileiro é a impunidade.
De modo que, para acabar com essa prática, não basta apenas retirar a venda dos olhos da justiça mas, principalmente, evitar que a justiça se venda. Para isso é necessário que as pessoas que representem estas instituições não estejam contaminadas pela cultura do “jeitinho brasileiro”.

0 Comentários: